A chegada do verão pode ser benéfica para o nosso humor, estimulando a prática de exercícios físicos ao ar livre e momentos ao lado dos familiares e amigos. No entanto, dentro de casa, o calor se torna um incômodo quando não há árvores próximas, nem janelas suficientes ou um aparelho de ar condicionado por perto.
Uma alternativa para curtir seus momentos de lazer, trabalhar e dormir com conforto é a compra e instalação de um ventilador do seu quarto, sala de estar ou escritório. Mas como existem diferentes modelos de ventiladores, qual escolher?
Vamos entender as diferenças entre cada tipo de ventilador a seguir para que te guiar na melhor compra. Confira!
Tipos de ventilador
Se você já alugou uma casa ou apartamento na praia já viu um ventilador de teto em cada cômodo. Uma das suas maiores vantagens é o fato de não ocupar espaço e ventilar os ambientes por completo, projetando uma corrente de ar de cima para baixo, resfriando os cantos cantos de um quarto, sala de estar ou cozinha.
Apesar dos benefícios, eles são poderão ser aproveitados se você levar em consideração a altura do teto e o tamanho em metros cúbicos da área em que o aparelho será instalado. Isso vai influenciar no desempenho dele e na refrigeração do ambiente. Verifique essas informações na características do ventilador de teto 110v que você for escolher.
O ventilador de teto silencioso é uma opção interessante para quem procura por um aparelho que não faça barulho durante a noite e possa atrapalhar o sono. Aparelhos desse tipo são desenvolvidos com uma tecnologia que mantém a hélice girando silenciosamente, mesmo em altas velocidades.
O mesmo vale para o ventilador de teto com controle remoto que permite ajustar a intensidade da hélice e ligar/desligar o aparelho à distância sem precisar pressionar o interruptor na parede. Apostar em um modelo com luminária embutida também é interessante, pois ajuda na iluminação do ambiente e também enriquece a decoração, deixando-o mais moderno.
Parede
Mesmo não contando com a mesma força dos ventiladores de teto, esse tipo de ventilador ainda consegue propagar o vento pelos ambientes com mais facilidade, dependendo do ângulo que forem instalados. Alguns ventiladores de parede cobrem uma área de até 20m² graças ao mecanismo de regulagem horizontal e vertical.
O fato de não deixar fios espalhados pelos cômodos faz desse tipo de ventilador uma das opções mais seguras, pois evita acidentes, além de deixar qualquer ambiente mais clean e organizado. Ele também é indicado para locais movimentados, pois facilita a circulação das pessoas.
Coluna/torre
É mais alto que o ventilador de mesa e, portanto, menos barulhento, pois a sua base fica mais longe do corpo da hélice. Costuma ser usado em ambientes menores. Ele ainda permite ajuste de altura e o controle da direção do vento, algo interessante para quem quer o ar circulando no sentido horizontal, indo de encontro às pessoas.
O ventilador de coluna também é energeticamente eficiente, ou seja, mesmo sendo usado por muito tempo, não consome muita energia elétrica e, portanto, não pesa na conta de luz no final do mês. Também vale a pena destacar a sua elegância e durabilidade na composição de espaços ventilados e organizados.
Mesa
Um dos tipos mais tradicionais de ventilador, este modelo é o mais presente nas residências por causa da sua praticidade. O ventilador de mesa pode ser colocado em cima de mesas, cadeiras, no chão ou em qualquer outra superfície reta e firme. Não é tão potente com os demais modelos, o que acaba exigindo a presença de mais de uma unidade no ambiente.
Agora que você já conhece os modelos de ventiladores que existem e em quais situações eles podem ser aproveitados ao máximo, aproveite para conferir também nossas categorias de ferros de passar, com diversas marcas e modelos, e também os nossos aspiradores de pó para facilitar a limpeza do seu lar!