Cassete

Não há produtos que correspondam à seleção.

Entenda porque o ar condicionado cassete é perfeito para você

 

Se você divide um mesmo espaço com muitas pessoas sabe o quanto é necessário manter a circulação do ar para o bem estar de todos. Mesmo que existam janelas por todos os lados e o ar circule livremente, em alguns dias do ano o calor pode tomar conta do ambiente, obrigando o uso de um ar condicionado cassete. 

 

Esse aparelho tem sido uma das principais escolhas para refrigerar sala de aula em faculdade, empresas, clínicas e outros espaços médios e grandes. A seguir, nós vamos entender melhor o seu funcionamento, além de conhecer suas vantagens e desvantagens e, por fim, quais são os seus custos de instalação e manutenção. 

 

O que é e como funciona 

 

Esse aparelho é instalado diretamente no teto, o que já torna ele uma opção interessante pelo uso inteligente que faz do espaço. 

 

Como a maioria dos aparelhos, ele conta com duas unidades: condensador e evaporador. Enquanto o condensador fica do lado de fora, a unidade evaporadora permanece do lado de dentro, instalada discretamente no teto, refrigerando o ambiente. 

 

O funcionamento do ar condicionado de cassete é bastante simples:  ele suga o ar de dentro pra fora, filtrando-o durante esse processo. Depois, devolve o mesmo ar na forma de temperatura fria ou quente, dependendo do modelo. 

 

O que poucos sabem é que por ficar no teto, esse ar condicionado consegue “absorver” o ar com mais facilidade. Isso acelera o processo de resfriamento do ambiente, deixando a temperatura uniforme. 

 

Vantagens e desvantagens 

 

Assim como todo aparelho de ar condicionado, o ar condicionado possui suas vantagens e desvantagens. 

 

Vantagens 

 

 

  • Longo alcance: o ar preenche todo o ambiente, mantendo-o resfriado por completo.

 

 

 

  • conforto térmico: por chegar mais longe, mesmo quem está mais longe acaba sendo o ar mais fresco e agradável para trabalhar ou estudar. 

 

 

 

  • Função inverter: auxilia na economia de energia e garante mais desempenho para o aparelho. 

 

 

 

  • ciclo frio ou quente: ideal para manter a temperatura do jeito que você quer em qualquer época do ano. 

 

 

Desvantagens

 

 

  • Reforma obrigatória: a instalação da unidade evaporadora exige que o teto que o teto seja cortado. Isso pode gerar custos extras que vão além da compra do aparelho. 

 

 

 

  • Necessidade de manutenção constante: essa é a única forma de manter o aparelho em bom estado de funcionamento. 

 

 

Como é feita a instalação?

 

Instalar um ar cassete exige conhecimentos técnicos que apenas um profissional especializado possui. 

 

Por mais que você tenha tempo e os recursos necessários para fazê-lo, ainda é recomendado pedir para um técnico especialista, pois ele saberá como organizar as conexões, linhas de interligação e parte elétrica correspondente para que o aparelho funcione sem problemas. 

 

E a manutenção?

 

Aqui temos duas situações: uma manutenção preventiva, que você mesmo pode fazer em casa e outra que deve ser realizada por um profissional. A primeira diz respeito à limpeza do filtros e deve seguir uma série de passos:

 

  1. Desligue o aparelho da tomada.
  2. Abra a tampa frontal do ar condicionado.
  3. Passe um pano seco ou úmido com água morna na região frontal que ficou exposta
  4. Levante a trava e a tela de alumínio e depois o filtro. Limpe ambos com um pano úmido.
  5. Depois de seco, coloque-o novamente no lugar e encaixe a tela. Feche o painel frontal e finalize, passando o mesmo pano por todo o aparelho. 

 

Agora que você já conhece as vantagens e sabe um pouco sobre o processo de instalação e manutenção do ar condicionado cassete, aproveite para conferir nossa categoria de eletrodomésticos e eletroportáteis